Piauí tem o 3º maior rebanho de caprinos do país, diz IBGE

Cerca de 95% de todo rebanho de caprino do país está no Nordeste e o Piauí está em terceiro no ranking.

7

O Piauí tem um rebanho de 1,9 milhão de cabeças de caprinos, conforme pesquisa realizada pela Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado ficou atrás apenas da Bahia – com 3,6 milhões – e Pernambuco – com 3,1 milhões.

De acordo com os números, a cada 100 cabeças de caprinos existentes no país, cerca de 15 estão no Piauí, e isso acontece porque o rebanho piauiense representa 15,8% do total brasileiro. O crescimento do número de animais no estado entre 2019 e 2020 foi de 2,1%. Já a média nacional foi de 3,9% no mesmo período.

O município de Dom Inocêncio concentra a maior parte dos caprinos registrados no Piauí, com um total de 86 mil cabeças. De acordo com o IBGE, a população da cidade é de 9.246 habitantes, o que significa cerca de 9 cabeças caprino para cada habitante. A cidade é a 27ª do país com maior rebanho. Em primeiro lugar está o município de Casa Nova, na Bahia, que possui 538 mil cabeças.

No Piauí, o rebanho de caprinos é o segundo maior. Em primeiro lugar, está o rebanho de galináceos, com 10,9 milhões de cabeças – o que equivale a cerca de três animais por cada habitante do estado.

O Piauí conta ainda com 1,7 milhão de cabeças de ovinos, cerca de 1,4 milhão de bovinos, aproximadamente 1 milhão de suínos, 64 mil equinos, 23 mil codornas e 583 bubalinos.

Ainda segundo a PPM 2020, o Piauí tem duas cidades entre a maiores produtoras de mel do país. São Raimundo Nonato e Picos, na sexta e na décima posição respectivamente.

Em 2020 o estado produziu 5,6 mil toneladas de mel, sendo que 9,4% saiu apenas da cidade de São Raimundo Nonato. Com uma produção de 533 toneladas, o município do sul piauiense se tornou o maior produtor do estado e o sexto maior do país.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA